FAQ - Dúvidas Frequentes - PDCA TI

A PDCA TI já desenvolveu projetos de Política de Segurança da Informação, Planos de Continuidade de Negócio, Estruturação de Gestão de TIC, Plano Diretor de TI, Processos de Segurança da Informação, Controles de adequação da LGPD, entre outros, para grandes empresas do cenário nacional.

Respeitamos os contratos de confidencialidade e não divulgação firmados com nossos clientes; desta forma, os projetos e clientes não são divulgados de forma pública.

Mas não se preocupe, sabemos que as empresas precisam de referências de projetos e esta é uma etapa importante na definição dos parceiros de negócio. Aos novos clientes, na fase de pré-venda, temos autorização em compartilhar com quais clientes a PDCA TI já realizou projetos similares e seus contatos. Desta forma, a empresa pode realizar as consultas necessárias e buscar referência.

A PDCA TI é uma Consultoria em TI especializada nas boas práticas de mercado em relação à Gestão de TIC, Segurança da Informação, Gestão de Continuidade de Negócios e Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Acesso o link e conheça melhor nossos serviços.

Os projetos são desenvolvidos, até o momento, diretamente pelo sócio Gustavo de Castro Rafael, o qual possui mais de 10 anos de experiência na área e com diversas formações acadêmicas (títulos e certificações). Consulte a página quem somos para conhecer melhor. 

Somos uma consultoria sem viés de produto ou ferramenta, ou seja, não comercializamos e/ou revendemos nenhum produto ou tecnologia, seja antivírus, backup, firewall, licenças de software, serviços em nuvem, entre outros. Desta forma, nosso foco é direcionado apenas aos projetos de ‘consultoria pura’ e sem interesse de indicar o ‘produto x’ ou a ‘ferramenta y’.

Nosso principal foco e objetivo é estruturar as políticas, processos e procedimentos nos clientes e prestar orientações em relação às boas práticas de mercado e benchmarking.

Obs.: O fato de não revendermos produtos, não significa que não os conhecemos. Como lidamos com projetos de Recuperação de Desastre, Processo de Backup, Definição de tempos de RTO e RPO, Processos de Gestão de TIC, Controles da LGPD, Treinamentos, entre outros, temos que conhecer as principais ferramentas e tecnologias do mercado para ofertar projetos com valor agregado de conhecimento.

Os projetos são todos modulares e alinhados ao interesse do cliente. Ou seja, temos a flexibilidade de ajustarmos cronograma, atividades e entregas na fase de pré-venda.

Os projetos podem ser comercializados como ‘projeto fechado’. Nesta modalidade, o cliente irá contratar a PDCA TI para atuar exclusivamente naquele projeto, com as atividades definidas, cronograma e entregas.

  • A vantagem desta modalidade é que o cliente sabe exatamente o valor do projeto e como ele será realizado, podendo monitorar e acompanhar cada fase e entrega.
  • A desvantagem é a impossibilidade de atuar em outras frentes que possam surgir, uma vez que as horas planejadas são destinadas para o projeto contratado. Novas demandas e/ou atividades precisarão ser analisadas de forma separada.

 

A outra modalidade é a ‘atuação em aberto’, podendo ser banco de horas, volume mensal de atuação, entre outros.

  • Nesta modalidade, o cliente possui flexibilidade de atuar com várias frentes dentro do escopo ofertado pela PDCA TI que, por sua vez, realiza um alinhamento prévio de quais serão as principais atividades e entregas dentro deste acordo.
  • A PDCA TI poderá auxiliar em novas atividades e/ou demandas que possam surgir no decorrer do tempo, sempre, previamente, alinhado com o cliente.
  • Esta modalidade exige um controle rígido de gerenciamento de projeto e prestação de contas, gerando tranquilidade ao cliente, visto que todas as atividades e horas realizadas são apontadas e medidas dentro do gerenciamento de projeto e com status report.

A PDCA TI mescla os ‘conceitos ágeis’ (SCRUM e outros) de gerenciamento de projetos com os ‘tradicionais’ (GUIA PMBOK e outros), conforme a necessidade de cada cliente.

Indiferente da metodologia utilizada e a forma de gerenciar, os projetos possuem os seguintes critérios de gerenciamento:

  1. Pré-venda e alinhamento do contexto de atuação
  2. Proposta elaborada com as informações necessárias para minimizar qualquer dúvida ou entendimento equivocado entre as partes
  3. Kick-off do projeto (estratégico e gerencial)
  4. Plano do Projeto com cronograma, atividades, entregas, datas, marcos, responsabilidades, entre outros
  5. Apontamento das atividades realizadas e despesas
  6. Status report mensal com as informações do projeto, status de atuação, acompanhamento, riscos, pendências e alinhamentos necessários
  7. Termo de encerramento parcial e total
  8. Apresentação de resultado e conclusão do projeto desenvolvido

Os projetos que desenvolvemos fazem parte dos níveis estratégico e tático dentro das organizações; portanto, não realizamos atividades técnicas que possam, por exemplo, gerar uma indisponibilidade para o cliente (ex.: troca de firewall, configuração de servidores, etc.). Desta forma, podemos conduzir os projetos na modalidade remota por meio de videoconferência, reuniões planejadas e troca de informações por e-mail, Skype, Trello e outras ferramentas.

Porém, entendemos que as atividades presenciais geram um valor agregado para o cliente, visto que as reuniões são otimizadas, as dúvidas e troca de informação são mais frequentes, o alinhamento de conceitos e entendimentos são facilitados, entre outros.  

Acreditamos que conciliar atividades remotas, como de elaboração de material, planejamento e atuações pontuais, com agendas presenciais para levantamento do contexto, entendimento do cenário, reuniões de definições e entregas, é o melhor caminho e visa o melhor ‘custo-benefício’ para o projeto.

Novos clientes podem analisar as referências de outros projetos e tirar as dúvidas necessárias, tanto com a PDCA TI, quanto com os clientes em que já realizamos projetos similares.

Outro fator importante é que a PDCA TI, indiferente da modalidade contratada, primeiro desenvolve as atividades (mensais ou conforme marcos do projeto), para depois faturar, ou seja, se o cliente não estiver de acordo com a entrega parcial ou atividades realizadas até o momento, poderá solicitar os ajustes necessários e depois autorizar o faturamento. Desta forma, os riscos de entregas incompletas, agendas não realizadas e outros, são mitigados para o cliente.

Resumindo: A PDCA TI só fatura e recebe aquilo que já desenvolveu no cliente e após aprovação da entrega parcial ou total.

Não possuímos treinamentos prontos ou voltados à certificação internacional. Nossos treinamentos tem o viés de consultoria, ou seja, entender a necessidade do cliente, elaborar o material e entregar um treinamento direcionado ao cliente com base na nossa experiência e conhecimento sobre o assunto.

A principal diferença entre o treinamento e a consultoria, é que no treinamento são apresentados os conceitos envolvidos naquele cenário de forma teórica. Já na consultoria, a PDCA TI desenvolve o projeto solicitado pelo cliente.

Nossos treinamentos possuem um certificado de participação, conforme imagem:

Pelo e-mail: [email protected]

telefone: (16) 3602-8513

Ou o formulário de contato: link do formulário

Cada projeto é analisado, planejado e desenvolvido para atender aos interesses do cliente. Entre com contato para agendarmos uma reunião.