Governança de TI
COBIT - Alinhamento Estratégico

O que é Governança de TI?

A Governança de TI está ligada diretamente à Governança Corporativa dentro das organizações. 

A Governança de TI proporciona o alinhamento estratégico entre TI e Negócio, gerando diversos benefícios, entre eles, maior transparência, maior qualidade das informações para apoiar as decisões estratégicas, melhor utilização dos recursos tecnológicos, otimização dos custos de TI, redução dos riscos operacionais, entre outros.

A seguir, uma definição de Governança de TI:

“Governança de TI é de responsabilidade dos dirigentes e executivos. É uma parte integral da Governança Corporativa e é formada pela liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a área de TI sustenta e melhora a estratégia e objetivos da organização” Fonte: IT GOVERNANCE INSTITUTE

Boas práticas de gestão TIC e SI

A seguir, o relacionamento do COBIT (Governança de TIC) com os demais Frameworks de Gestão:

Níveis de Gestão - PDCA TI
Qual(is) atividade(s) a PDCA TI realiza em relação à Governança de TIC?

A seguir, as principais atividades realizadas pela PDCA TI visando à estruturação de processos ligados à Governança de TIC:

O COBIT é o principal framework utilizado para o desenvolvimento e estruturação de processos ligados à Governança de TIC. 

Existe também a ISO 38500 que utilizamos como complemento dos trabalhos desenvolvidos.

O COBIT possui 5 princípios, sendo:

  1. Atender às Necessidades das Partes Interessadas
  2. Cobrir a Organização de ponta a ponta
  3. Aplicar um Modelo Único e Integrado
  4. Permitir uma abordagem holística
  5. Distinguir a Governança da Gestão

Cada princípio é levado em consideração na hora de estruturar os processos de Governança de TIC e devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da organização.

O COBIT, na sua versão 5 possui mais de 35 processos dentro de 4 grandes grupos, sendo eles: EDM ‘Avaliar, Orientar e Monitorar’; APO ‘Alinhar, Planejar e Organizar’; BAI ‘Desenvolver, Adquirir e Implementar’; DSS ‘Executar, Atender e Apoiar’ e MEA ‘Monitorar, Avaliar e Analisar’

Assim como em outros frameworks, por exemplo o ITIL, que possui uma visão consonante com o COBIT, porém voltado à Gestão de TIC, é necessário entender o momento de cada empresa, entender qual a dificuldade apresentada ou demanda, para, em conjunto, definir quais processos irão atender à necessidade do cliente.

Não é recomendável estruturar todos os processos COBIT, visto que o dispêndio de recursos vs eficiência e valor agregado, poderá não compensar, a não ser que sua empresa tenha como core (business) a Governança de TIC.

Uma outra possibilidade de atuação dentro do cenário de Governança de TIC é a estruturação de indicadores chave (KPIs) dentro da área de TIC, permitindo assim, criar metas e acompanhar sua evolução.

A seguir, alguns exemplos de KPIs mais utilizados dentro do cenário de TIC, e que a PDCA TI pode auxiliar na estruturação e formalização junto ao negócio:

Governança de TIC:

  • % de projetos entregues conforme o planejado x % projetos não planejados
  • % ações realizadas conforme o Plano Diretor de TIC
  • % de incidentes de interrupção
  • Nível de satisfação das partes interessadas

 

Gestão de Infraestrutura:

  • % de disponibilidade dos ativos críticos
  • % de capacidade do ambiente TIC
  • % de incidentes de segurança
  • Nível de satisfação dos usuários

 

Gestão de TIC:

  • SLA dos chamados atendidos x violados
  • % chamados incidentes x % chamados de mudança
  • % de satisfação do usuário

O Plano Diretor de TIC é um documento necessário para alinhar os objetivos estratégicos do negócio com os objetivos estratégicos da área de TIC.

Por meio do PDTI, será possível apresentar ao negócio, algumas informações relevantes, entre elas, qual é o cenário atual de TIC, seus indicadores, visão, ações de alinhamento estratégico com o negócio, seus projetos, desafios e visão futura.

O PDTI é recomendável para empresas que já possuem um nível de maturidade na área de TIC, e que a organização (diretores e/ou comitê) favoreçam o desenvolvimento deste tipo de material, apresentando e compartilhando a visão do negócio frente à TIC.

A seguir, algumas diretrizes que podem conter dentro de um Plano Diretor de TIC:

  • Apresentação do PDTI
  • Comitê Estratégico de TIC
  • Papéis e Responsabilidades (Matriz R.A.C.I)
  • Cenário atual da área de TIC
  • Desafios da área de TIC
  • Projetos planejados vs Objetivos Estratégicos
  • Medição da área de TIC (Metas e KPIs)
  • Análise SWOT em TIC
  • Definição de orçamento
  • Entre outros

O ideal é que o PDTI apresente a visão e direcionamento da área de TIC para os próximos 4 anos, porém, como o mundo está dinâmico e alterando com frequência, o recomendável é criar a visão de 4 anos, mas com ações concretas para os próximos 2 anos, sendo necessária a revisão anual para alterar o que for necessários.

A PDCA TI pode auxiliar sua empresa na estruturação do PDTI e processos ligados à Governança de TIC. Agende uma reunião para conversamos.