Um bom Currículo faz toda a diferença!

O objetivo deste artigo é apresentar algumas dicas e opiniões para aumentar as chances de conseguir um emprego em TI através de um currículo bem estruturado, para os profissionais que estão iniciando ou buscando uma recolocação na área.

Nos últimos anos, venho escrevendo diversos artigos de como iniciar nas carreiras de TI, e como é o dia a dia da TI nas organizações. Tenho visto muitos Curriculum Vitae (CV) confusos, sem as informações necessárias ou ainda genéricos, para qualquer tipo de vaga.

A seguir, serão apresentadas algumas dicas que irão contribuir para melhorar o CV e, consequentemente, aumentar as chances de participação em entrevistas.

  • Mantenha sempre seu CV atualizado, com os novos cursos, experiências e contatos.
  • Crie o CV para aquela área que deseja atuar. Se o candidato irá atuar com suporte técnico em TI, destaque o objetivo, qualidades, cursos para aquela área. Não há necessidade de informar que você é especialista em Programação Java se a vaga não pede este conhecimento. Pode passar a impressão para quem está recrutando, que você está buscando qualquer vaga na área (o que não é uma boa estratégia).

É importante entendermos que os recrutadores buscam profissionais com o perfil para aquela vaga específica, e podem ter uma certa rejeição de contratar alguém, mesmo que capacitado e qualificado, mas com foco em outra área ou com objetivos divergentes à vaga anunciada.

  • No topo do CV coloque seus dados pessoais de contato (Nome completo, telefone, endereço, e-mail, estado civil e idade) e também é muito importante destacar o perfil do Linkedin.

Não possui perfil no Linkedin? Atualmente, é a maior e melhor rede de contatos profissionais e muitas empresas buscam profissionais através desta rede social, ou consultando seus perfis nela. Portanto, faça um perfil no Linkedin.

  • Objetivo do candidato: Qual o objetivo profissional? Lembrando que deve ser condizente com a vaga que está buscando! Destaque que está buscando uma oportunidade de evolução profissional e de aprendizado, e que irá contribuir com a empresa para a evolução da área, melhorias, etc.
  • O próximo tópico, se o candidato possuir conhecimento na área, recomendo destacar, em poucas linhas, quais são estes conhecimentos. Quais atividades domina e conhece? (Lembrando sempre com foco na vaga que está enviando seu CV).
  • Formação acadêmica: Se possui formação de nível superior (não é necessário informar sua formação no nível secundário), apenas o nome da faculdade, curso realizado e a data que realizou ou está realizando. Se possui curso técnico na área é também interessante destaca-lo (desde que esteja aderente ao perfil da vaga). Outras informações neste tópico somente se for pós-graduação ou acima dela.
  • Neste momento do seu CV, deve ser destacado a experiência profissional, lembrando que, sempre da última experiência para as mais antigas (recomendado no máximo três ou quatro), evidenciando o nome da empresa – data de início e desligamento, e uma breve descrição das suas atividades na mesma (forcar principalmente nas atividades ou projetos que ajudaram a empresa a atingir algum objetivo estratégico).

Se o candidato participou para gerar algum novo processo, melhorou alguma operação, participou na implementação de algum sistema ou serviço, apoiou para reduzir custo operacional, entre outros, é neste campo que deve ser destacado. Não há necessidade de apresentar tudo o que desenvolvia, apenas as principais atividades ou contribuições.

  • Certificações: Se possui certificações relevantes para a área de atuação é necessário informar neste campo, com a data que conquistou e o número do certificado.

É importante destacar que certificados de cursos não são considerados como certificação. Na área de TI, as certificações são provas que o candidato realiza para atestar seu conhecimento em algo específico. Exemplos de certificações: ITIL, COBIT, ISO 27002, Oracle, PMI, LPI, Microsoft, Java, entre outras.

  • Idioma: Recomendo colocar idiomas somente se o candidato tem um nível intermediário ou avançado, do contrário remova este campo. Pode ser destacado cursos de idioma que realiza ou já realizou.
  • Este último campo está relacionado a cursos que o candidato realiza ou realizou nos últimos anos que sejam interessantes destacar para esta vaga.

Para finalizar o CV é interessante que o mesmo não ultrapasse duas páginas, e mantenha uma estrutura clara e de fácil compreensão. Revise 2, 3, 4 vezes o CV antes de enviar. Certifique-se de que não exista erros de português. Envie para algum conhecido avaliar e propor melhorias.

É importante destacar que o CV é a principal imagem do candidato antes da entrevista, portanto o mesmo deve estar perfeito, sem erros e principalmente NUNCA coloque inverdades no CV. Não coloque frases ou situações que possam gerar duplo sentido ou ficar muito vago o que está querendo transmitir. Seja 100% verdadeiro e fiel com as informações (afinal é seu nome e carreira que está em jogo).

Quando for enviar o CV via e-mail ou sites de recrutamento, acrescente uma descrição da importância desta vaga para sua carreira. Informe que você tem disponibilidade de contato e entrevista. Informe que você está à disposição para maiores esclarecimentos ou dúvidas. Uma simples mensagem antes de enviar somente o CV faz toda a diferença, visto que, demostra o seu interesse na vaga e disponibilidade de contatos.

Caso, sabia a empresa que está recrutando: estude, busque informações sobre a empresa, antes de receber o primeiro contato. Isso irá dar tranquilidade e propriedade para falar com o recrutador. Conhecer a missão, valores, site da empresa, ramo de atuação, entre outras informações que são de extrema relevância para o candidato.

No próximo artigo irei apresentar dicas e situações que possam ajudar a se destacar nas entrevistas e dinâmicas de emprego quando o seu CV for selecionado para a vaga.

[Image by: Shutterstock]

Gustavo de Castro Rafael

Fundador da PDCA TI – Consultoria & Treinamentos. Consultor com mais de 7 anos de experiência nas áreas de Governança de TI, Gestão de TI e Segurança da Informação. Responsável por diversos projetos em empresas de médio e grande porte nos setores de saúde, industrial, alimentício, financeiro, sucroenergético e serviços.


Artigo com publicação autorizada nos sites: itfriends.org, profissionaisti.com.br, tiespecialistas.com.br e Linkedin

Posted in Carreira and tagged , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *